quinta-feira, 30 de março de 2017

"Estafeta Olharoca” – Foquim da Leitura

Inserido na comemoração do Mês da Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares de Olhão dinamizou a "Estafeta Olharoca", uma atividade de partilha de leituras, entre as várias escolas do concelho de Olhão.
No dia 22 de março, a turma do 4º Ano do Colégio Bernardette Romeira recebeu, num foquim, o testemunho da Estafeta Olharoca – a composição “Ó Vila d’Olhão” – o qual pretende homenagear José Afonso no ano em que se comemora o trigésimo aniversário da sua morte. A turma recebeu, como partilha de leitura, um poema alusivo à Primavera, seguida da análise dos poemas.

No dia 23 de março, foi a vez da Biblioteca Escolar do Colégio levar o testemunho à EB 2,3 Paula Nogueira e partilhar com a turma do 9ºB um poema de Nuno Júdice, “Vejo o Mundo”. Para melhor entender o poema, os alunos foram convidados a realizar uma atividade através da qual refletiram sobre os diversos olhares sobre o mundo.


Vejo o mundo. E ao ver as coisas do mundo,
com a sua realidade própria, vejo também
a diversidade que existe em cada coisa,
distinguindo-a, múltipla ou plural,
como se diz. No entanto, o que eu vejo
é sempre igual ao que eu penso
que o mundo é; e tudo se torna
semelhante, dentro deste mundo que é
o meu, e é sempre diferente do mundo que
existe no pensamento de outro. É por isso
que não penso nas coisas do mundo como
se fossem minhas; e que o deixo para os outros,
para que eles façam o mundo como quiserem,
para que seja diferente do meu, quando o
olho, e o que vejo me restitui o mundo
como eu o quero, diferente do mundo que
os outros pensam.

Nuno Júdice





Sem comentários:

Enviar um comentário