segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Luana Cella e as aventuras de Anita!

A Biblioteca Escolar do Colégio Bernardette Romeira agradece à aluna Luana Cella do 7º ano a oferta de vários livros da coleção Anita.




 Anita

Anita é uma criação do ilustrador belga Marcel Marlier, com textos de Gilbert Delahaye, que após o seu falecimento, em 1997, foram continuados pelo filho do próprio Marcel, Jean-Louis Marlier.
A coleção teve início em 1954 mas em Portugal foi lançada apenas em 1965, com o título Anita dona de Casa, publicada pela editora Verbo, que desde então já lançou mais de 40 títulos.
Anita é conhecida por diferentes nomes consoante os países de edição: no país de origem chama-se Martine, em Espanha, Martita, Debbie, nos Estados Unidos, Mimmi, na Suécia, Cristina, na Itália, entre outros.

Os livros da coleção de Anita retratam as aventuras diárias de uma rapariga, com a idade entre os 5 e os 7 anos, quase sempre acompanhada nas suas peripécias pelo seu cão Pantufa. Os textos são simples e acompanhados de ilustrações fantásticas.
Anita representa a curiosidade que todas as crianças nutrem pelas coisas, o amor pela natureza e ensina-nos a importância dos valores.
Hoje em dia Anita continua a ser um êxito editorial.


Marcel Marlier 



Marcel Marlier foi um talentoso ilustrador belga, (18 de novembro de 1930 – 18 de janeiro de 2011), nascido em Herseaux.
Para além de ter ilustrado Anita, este artista foi também criador de outros títulos. O seu traço é inconfundível. Marcel utilizava várias técnicas, como a aguarela, principalmente nos trabalhos iniciais, mas preferia o guache, pois permitia maior rapidez na elaboração dos seus desenhos  e possibilitava  posteriores retoques. As suas pinturas são minuciosas, repletas de cor e luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário